Mulheres de Deus

Mulheres de Deus
"Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

A beleza do livro de Salmos

    
 
 O livro de Salmos era o hinário dos judeus, todos eles eram cantados. Alguns eram cantados em certas datas, como por exemplo, os Salmos 113 ao 118 eram cantados na Páscoa; do 113 ao 115 antes do jantar e do 116 ao 118, depois. Então quando lemos que o Senhor Jesus e os discípulos cantaram antes de saírem para o jardim do Getsémani, onde Ele seria preso, provavelmente foram estes os salmos que cantaram.
     As divisões do Salmo 119 são letras do alfabeto hebraico, do "a" ao "z", ou do "alfa" ao "ómega", mais ou menos dizendo que do princípio ao fim a palavra do Senhor permanece, ou é como em figura, usar todo o alfabeto para engrandecer a Deus e a Sua palavra.
     No evanjelho de João, capitulo 1, o Senhor Jesus é descrito como "verbo" no lugar de "palavra", porque então teriam de usar "Ela" no lugar de "Ele, e geraria confusão na cabeça de quem leria.
     Em Apocalipse o Senhor Jesus se descreve como o"alfa" e o "ómega", o principio e fim; Aquele que estava no princípio com Deus estará também no fim. Então o "princípio", é o mesmo princípio de Genesis 1:1 e João 1:1, o início da história do universo que Ele criou, e o "fim" da criação, quando Ele permanecerá. " Os céus e a terra hão de passar, mas as minhas palavras não passarão." Mateus 24:35
 
Alguns salmos:
 
Os benefícios de ter prazer na lei do Senhor
 
"Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detêm no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvores plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá fruto na estação própria, e cujas folhas não caem; e tudo quanto fizer prosperará." 1.1-3
 
Paz e segurança no Senhor
 
"Eu me deitei e dormi; acordei, porque o Senhor me sustentou." 3:5
 
"Em paz me deitarei e dormirei, porque só tu, Senhor, me fazes habitar em segurança." 4:8
 
"O Senhor será também um alto refúgio para o oprimido, um alto refúgio em tempos de angústia." 9:9-10
 
"O Senhor é o meu rochedo, e o lugar forte, e o meu libertador; o meu Deus, a minha fortaleza, em quem confio; o meu escudo, a força da minha salvação." 18:2
 
A corrupção do homem
 
"Disse o néscio em seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem. O Senhor olhou desde os céus para ver os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus. Desviaram-se todos e juntamente se fizeram imundos; não há quem faça o bem, não há sequer um." 14:1-3
 
O sofrimento do Senhor Jesus
 
"Deus meu, Deus meu, por que me desamparastes? Por que te alongas das palavras do meu bramido e não me auxilias?... Todos os que me vêem zombam de mim, estendem os beiços e meneiam a cabeça, dizendo: Confiou no Senhor, que o livre; livre-o, pois nele tem prazer..." 22:1, 7
 
Deus é nosso pastor
 
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará. Deitar-me-á em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranquilas. Refrigera a minha alma; guia-me pelas veredas da justiça, por amor do seu nome. Ainda que eu andasse no vale da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos, unges a minha cabeça com óleo, o meu cálice transborda. Certamente habitarei na casa do Senhor por longos dias." 23:1-6
 
O Senhor nos conhece
 
"Senhor, tu me sondaste, e me conheces. Tu conheces o meu assentar, e o meu levantar; de longe entendes o meu pensamento. Cercas o meu andar. e o meu deitar, e conheces todos os meus caminhos..." 139:1-3
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário