Mulheres de Deus

Mulheres de Deus
"Enganosa é a graça e vaidade a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." Provérbios 31:30

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A força do perdão

    
 
 
 "O perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes, tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras." Wikipédia
 
    Esta definição de perdão é muito leal áquilo que é o perdão na realidade. A nossa sociedade nos ensina a alimentar os mais diversos sentimentos negativos: rancor, raiva, ódio, etc. "Se não és gentil comigo, então não vou ser contigo", "Se me falhaste, então não mereces perdão"; e assim, somos hostis uns com os outros, enchendo os corações de amargura - quando o que todos desejam na verdade viver em paz e harmonia.
       Outra vez Goethe, é autor de uma frase interessante: "Só é possível ensinar uma criança a amar, amando-a." Pode ser assim com os adultos também, pode-se ensinar os adultos a amar, amando-os. A gente sabe que sentimentos bons normalmente geram sentimentos bons.
       O maior exemplo de perdão de sempre é dado por Deus, Ele, o Criador do Universo, amou-nos, de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha vida eterna." (João 3:16) Muitos não se dão conta do tamanho desse amor perdoador, um amor que custou a Deus a vida do seu próprio Filho. Deus sabia que na nossa condição de pecadores jamais poderíamos pagar o preço da libertação do pecado; só Um, de coração limpo poderia fazê-lo - o Senhor Jesus Cristo. Para nos perdoar Deus sacrificou o seu Filho.
        Se Deus nos pôde perdoar de algo tão grande que custou a vida do seu próprio Filho, porque não podemos perdoar as ofensas dos outros? Deus nos deixou em sua Palavra a importância de sermos perdoados por Ele, nos ensina como podemos ser perdoados, mas também nos ensina que devemos perdoar-nos uns aos outros. Leia a seguir algumas parábolas e versículos sobre isto:
 
    A parábola do credor incompassivo
 
    "Então Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?
      Jesus lhe disse: Não te digo até sete, mas, até setenta vezes sete. Por isso o reino dos céus pode comparar-se a um certo rei que quis fazer contas com os seus servos; E começando a fazer contas, foi-lhe apresentado um que lhe devia dez mil talentos. E não tendo ele como pagar, o Senhor mandou que ele, sua mulher e seus filhos fossem vendidos, com tudo quanto tinha, para que a dívida se lhe pagasse. Então aquele servo, prostrando-se, o reverenciava, dizendo: Senhor, sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Então o senhor daquele servo, movido de compaixão, soltou-o e perdoou-lhe a dívida.
      Saindo porém, aquele servo, encontrou um dos seus conservos, que lhe devia cem dinheiros, e, lançando mão dele sufocava-o, dizendo: Paga-me o que me deves. Então o seu companheiro, prostrando-se a seus pés rogava-lhe, dizendo: Sê generoso para comigo, e tudo te pagarei. Ele porém, não quis, antes foi encerrá-lo na prisão, até que pagasse a dívida. Vendo pois os seus conservos o que acontecia, contristaram-se muito, e foram declarar ao seu senhor tudo o que se passara. Então o seu senhor, chamando-o à sua presença, disse-lhe: Servo malvado, perdoei-te toda aquela dívida, porque me suplicaste. Não devias tu igualmente ter compaixão do teu companheiro, como também tive misericórdia de ti?
       E, indignado, o seu senhor, o entregou aos atormentadores, até que pagasse tudo o que devia. Assim vos fará também o Pai celestial, se do coração não perdoardes, cada um a seu irmão, as suas ofensas." Mateus 18:21-35
 
Cristo também nos perdoou
 
"Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo." Efésios 4:32 
 
"Por isso te digo que os seus muitos pecados lhe são perdoados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco é perdoado pouco ama." Lucas 7:47
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário